OS OBJECTIVOS
GERAIS
O Técnico de Comunicação,
Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional
qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais
e organizacionais), colaborar na detecção e formulação de problemas
de natureza comunicacional, participar criativa e activamente no
desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na
estruturação e operacionalização das acções comunicacionais da
organização, quer na vertente interna quer na vertente externa,
como parte integrante do marketing-mix privilegiando a óptica
comunicacional.
As actividades principais a
desempenhar por este técnico são:
- colaborar na elaboração e
interpretação de estudos que permitam um conhecimento
efectivo do mercado em que se insere a organização;
- participar na concepção e
elaboração de estratégias e planos de marketing da
organização;
- assessorar no planeamento,
organização e definição de objectivos de comunicação de acordo com
os objectivos de marketing preestabelecidos ou definidos;
- operacionalizar as linhas de
actuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da
estratégia da organização e respectivo plano de comunicação;
- participar activamente na
execução das acções/tácticas de comunicação dirigidas aos
diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos
e necessidades;
- cooperar na gestão dos
processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos
da organização;
- participar na organização e
operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção
comercial ou institucional, com base em técnicas de relações
públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da
organização;
- colaborar e participar na
concepção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente,
pela integração activa em equipas criativas ou de produção;
- elaborar um plano de media e
desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes
suportes de comunicação social;
- participar na concepção,
produção e selecção, de acordo com o modelo determinado, dos
elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia,
necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a
operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou
publicitário;
- participar nos projectos de
estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a
optimização da relação com os públicos, em coerência com a
identidade da organização.